Gonzaga e Assur participam de fórum no Peru para debater Rota Quadrante Rondon e fortalecer integração comercial

O deputado estadual Luiz Gonzaga, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), participou no último sábado (14) do Fórum Internacional Integração Regional e Rota Quadrante Rondon, realizado na província de Ilo, no Peru. O evento teve como foco o fortalecimento das relações comerciais entre o Acre e países vizinhos da América do Sul.

Gonzaga esteve acompanhado do secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Estado, Assur Mesquita, e de uma comitiva acreana. Também participaram autoridades dos governos de Rondônia, Bolívia e Peru. A reunião debateu temas essenciais para o desenvolvimento da região, com destaque para projetos que visam facilitar a exportação de produtos e melhorar a logística entre os países.

Entre os assuntos discutidos estavam a reativação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre, o reforço da atuação do Ministério da Agricultura na fronteira com a contratação de novos servidores, a construção da ponte e do anel viário em Brasileia, além da retomada do projeto da ferrovia bioceânica.

Também foram pautadas medidas para criar incentivos ao setor produtivo local, melhorar a conexão logística com os portos peruanos e consolidar o porto de Ilo como principal ponto de acesso ao Oceano Pacífico.

Para o deputado Gonzaga, a presença da comitiva acreana no fórum é um passo importante na luta antiga pela integração comercial do Acre com países vizinhos. Segundo ele, o evento possibilitou apresentar o potencial produtivo do estado e ouvir o interesse de autoridades e empresários peruanos.

O Acre tem papel estratégico nesse projeto de integração. Estar aqui mostra o valor que nosso estado tem nesse processo. A presença do secretário Assur também fortalece nossa atuação com ideias inovadoras que podem contribuir com o futuro dessa conexão”, afirmou o parlamentar.

O secretário Assur Mesquita destacou que o fórum foi uma oportunidade para mostrar o potencial do Acre como elo entre o Brasil, o Peru e o continente asiático.

Apresentamos a estratégia do Acre como uma ponte entre o Brasil e o Pacífico, usando os portos do Peru como rota de exportação para a Ásia. Também mostramos a importância da ZPE como ferramenta para impulsionar nosso comércio exterior. Ficou acordado que haverá um fórum permanente para continuar discutindo os desafios da Rota Quadrante Rondon”, explicou.

O engenheiro Jaime Callalla, coordenador do fórum e membro da comissão organizadora, reforçou que o objetivo é consolidar o porto de Ilo como uma alternativa estratégica para a logística na América do Sul.

Queremos tornar Ilo um porto fundamental para o Sul do Peru e para a região do Quadrante Rondon, beneficiando países como Brasil, Bolívia e Chile. Com isso, teremos uma ligação direta com Chancay e um novo caminho de acesso ao Pacífico”, concluiu.