Nove detentos fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco, localizado no Presídio Francisco D’Oliveira Conde, por volta das 6h da manhã desta quinta-feira (19). A fuga ocorreu no setor de Recolhimento Provisório, pavilhão P, e mobilizou a Polícia Penal e outras forças de segurança do Estado.
As buscas pelos foragidos contam com o apoio de um helicóptero e seguem de forma intensificada desde o momento da fuga. Os detentos que escaparam foram identificados como: Arthur Carvalho Gomes, Carlos Vitor de Castro Cardoso, Davi Castro de Souza, Francisco Guimarães Santana, Geovane Costa Almeida, Isaquiel Martins de Souza, Johnatan Silva Magalhães, Natanael do Nascimento Salgueiro e Ozeias Paulo Germana Ferreira.
De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), todos os presos que fugiram já haviam sido sentenciados e estavam custodiados no pavilhão P, destinado ao recolhimento provisório.
Em nota oficial, o presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, afirmou que todas as medidas estão sendo adotadas para localizar e recapturar os fugitivos. “A Polícia Penal, bem como as demais forças de segurança, vêm empregando todos os esforços na tentativa de realizar a captura dos foragidos, inclusive com emprego de aeronave”, destacou.
As investigações e operações de busca continuam em andamento.