Um adolescente de 13 anos precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, após passar mal ao ingerir grande quantidade de bebida alcoólica durante a Expoacre Juruá. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o levou até a unidade hospitalar, onde permanece entubado.
Segundo informações da conselheira tutelar Erivalda Silva de Menezes, o Conselho Tutelar foi acionado pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) após uma denúncia de que um menor de idade estaria sob efeito de álcool no evento. A ocorrência foi atendida com apoio da Polícia Militar e do Samu.
“No local, fomos informados que o adolescente havia ingerido bebida alcoólica. Ainda não há confirmação se houve uso de outras substâncias, mas o estado de saúde dele exigiu entubação e internação imediata na UTI”, relatou a conselheira.
A equipe do Conselho Tutelar se deslocou até o hospital, onde o adolescente já recebia cuidados médicos, mas não havia nenhum familiar presente. Em seguida, os conselheiros tentaram localizar a mãe do jovem para prestar os devidos esclarecimentos e garantir o acompanhamento necessário, porém ela não foi encontrada.
A conselheira tutelar destacou que é responsabilidade dos pais acompanhar seus filhos, especialmente em eventos públicos onde há presença de álcool. Ela também alertou que fornecer, vender ou permitir o consumo de bebida alcoólica por menores de idade é crime e deve ser denunciado.
“A atuação do Conselho Tutelar na Expoacre Juruá segue até o encerramento do evento, no domingo (6). Estamos de plantão para atender qualquer situação que envolva a violação de direitos de crianças e adolescentes”, finalizou Erivalda Menezes.