Câmara aprova pedido de informações sobre plano de combate à hanseníase em bairros de Rio Branco

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (3), a Câmara Municipal de Rio Branco aprovou o Requerimento nº 189/2025, apresentado pelo vereador João Paulo, do partido Podemos. O documento solicita que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) envie ao Legislativo o plano completo de descentralização das ações de combate à hanseníase na capital.

O pedido é direcionado ao secretário de Saúde, Renan Bitis, e busca garantir que os vereadores tenham acesso a informações detalhadas sobre as medidas que estão sendo planejadas ou já executadas no enfrentamento da doença.

Entre as informações solicitadas, estão o cronograma das atividades, com datas, horários e locais onde as ações serão realizadas. Também foi solicitado o detalhamento sobre como será feito o acompanhamento dessas ações e de que forma a população estará envolvida nesse processo.

De acordo com o vereador João Paulo, é essencial que as ações de combate à hanseníase cheguem aos bairros mais afastados do centro. Para ele, descentralizar o atendimento é uma forma de garantir que todos tenham acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento da doença de forma mais rápida e eficaz.

A hanseníase ainda é uma realidade em diversas regiões e, segundo o parlamentar, o acesso facilitado aos serviços de saúde pode fazer a diferença no controle da doença e na melhoria da qualidade de vida da população.