O Governo Federal autorizou nesta segunda-feira (7) o início dos estudos para a implantação de uma ferrovia internacional que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico. A rota passará pelo estado do Acre, com o objetivo de conectar a capital Rio Branco ao porto de Chancay, no Peru.
O projeto prevê a criação de um corredor ferroviário que facilitará o transporte de mercadorias entre os dois países e deverá seguir do Peru até o estado do Mato Grosso, passando também por Rondônia. A proposta busca criar uma nova rota bioceânica, encurtando distâncias e reduzindo custos para o escoamento da produção brasileira, principalmente a agrícola, rumo ao mercado asiático.
O plano será desenvolvido em parceria com a China. Um memorando de entendimento foi assinado entre a empresa estatal brasileira Infra S.A. e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Econômico da China Railway. A partir de agora, será iniciado o planejamento técnico do traçado da ferrovia.
De acordo com o Ministério dos Transportes, essa nova conexão poderá reposicionar o Brasil no comércio internacional, tornando o país mais competitivo, especialmente no setor do agronegócio.
“A construção dessa ligação ferroviária representa um avanço logístico com potencial de transformar o modelo de exportação do país”, afirmou Leonardo Ribeiro, secretário nacional de Transporte Ferroviário, durante a cerimônia de assinatura do acordo.