Gil do Vigor explica com clareza tensão comercial entre Brasil e EUA após carta de Trump a Lula

O economista Gilberto Nogueira, conhecido nacionalmente como Gil do Vigor, publicou nesta quarta-feira (10) um vídeo em suas redes sociais em que explica, de forma didática e acessível, o recente embate comercial entre Brasil e Estados Unidos, após a carta enviada pelo presidente americano Donald Trump ao governo brasileiro, anunciando uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

No vídeo, Gil do Vigor menciona que a carta de Trump acusa o governo brasileiro de prejudicar empresas e interesses americanos por meio de “políticas econômicas injustas”. Com base nessas alegações, Trump afirma que a sobretaxa de 50% começará a valer em 1º de agosto.

Gil explica que o governo brasileiro devolveu a carta sem aceitá-la oficialmente e destacou que o presidente Lula reafirmou o compromisso com a independência dos Poderes e a legalidade dos processos judiciais no país. O Brasil, segundo Gil, adotou uma postura de diálogo, mas já se resguarda com instrumentos legais como a Lei de Reciprocidade, que permite aplicar medidas similares em caso de sanções unilaterais.

A lei diz que, se outro país aplicar sanções comerciais contra o Brasil, o Brasil pode fazer o mesmo. É como aquele ditado: se bater, vai levar. Mas antes disso, o governo está tentando conversar”, disse Gil.

Gil também destacou que, embora a carta tenha tom político, o impacto é real e afeta setores importantes da economia brasileira, como aço, carne, soja e produtos manufaturados. Ele defende que a população precisa entender esses temas porque eles afetam o dia a dia, os preços e o emprego.

Não é só fofoca de presidente. Isso mexe com a economia, com o nosso bolso e com a nossa soberania”, concluiu.