O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou, nesta sexta-feira (18), o ex-prefeito Marcus Alexandre como novo presidente do diretório municipal do partido em Rio Branco. A cerimônia de posse foi realizada na sede regional da sigla, no bairro Village Waldemar Maciel, e contou com a presença de lideranças políticas, filiados e simpatizantes. Ao longo do evento, havia a expectativa de receber mais de 100 novas filiações.
Marcus Alexandre assumiu pela primeira vez uma função de dirigente partidário. Em seu discurso, destacou o sentimento de responsabilidade e agradeceu a confiança recebida pelos colegas de partido. Segundo ele, o convite para assumir o cargo foi inesperado, feito pelo ex-deputado estadual Chagas Romão, a quem teceu elogios e reconheceu o trabalho desenvolvido no diretório municipal.
“É um dia de responsabilidade. É a primeira vez que assumo uma função de dirigente partidário. Recebi o convite do Chagas, que foi uma grande surpresa para mim. O natural seria que ele desse continuidade ao trabalho, pois estava muito bem representado no diretório municipal pelo nosso estimado Chaguinha”, afirmou.
Marcus deixou claro que sua entrada no MDB não teve como objetivo disputar cargos, mas sim colaborar com a construção do partido. “Não me filiei ao MDB para tomar o lugar de ninguém. Vim para conquistar o espaço que o partido entender que eu possa ter. Vim para somar, para colaborar com esse partido que, no próximo ano, completará 60 anos de luta pela democracia, pelo voto direto.”
Ao relembrar a eleição municipal de 2024, na qual foi candidato à prefeitura de Rio Branco, Marcus agradeceu o apoio recebido da população. “Fomos para a campanha contra tudo e contra todos. Para nos vencer, tiveram que se unir, deixar de lado diferenças históricas e colocar duas máquinas para funcionar. Mesmo com a derrota, caímos de pé. Foram 70 mil pessoas que votaram com esperança. A luta valeu a pena”, disse.
Durante o evento, Marcus Alexandre prestou uma homenagem ao ex-deputado Chagas Romão, que exerceu seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Acre. Ele foi nomeado presidente de honra do diretório municipal. “Chagas é um homem público de trajetória honrada, que dedicou a vida ao glorioso MDB. Por isso, este diretório tem a honra de convidá-lo para ser o nosso presidente de honra”, declarou.
Chagas Romão agradeceu a homenagem e elogiou a escolha do novo presidente. “Tenho certeza, Marcus, que está tudo em boas mãos. Está nas mãos de um homem sério, honesto e com forte liderança. E é isso que nós, do MDB, precisamos fazer: ajudar e fortalecer nossas lideranças.”
Ele também agradeceu o trabalho do ex-vereador Vagner Sales à frente do diretório: “Vagner, estou muito feliz pelo seu trabalho. Você tem dinamizado o partido, trazido novas lideranças. Tenho certeza de que, agora, com Marcus Alexandre, esse partido vai crescer ainda mais.”
O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, destacou o desafio de liderar a sigla em um ano pré-eleitoral. Segundo ele, o partido seguirá um modelo de gestão mais participativo, ouvindo lideranças de todas as regiões do estado. “Não se trata do que eu quero para o MDB. Eu procuro ouvir os meus amigos emedebistas, aqueles que fazem política no interior do estado. Por isso, já tomamos a decisão de criar uma comissão estadual do MDB livre, onde todas as decisões, daqui para frente, serão debatidas em conjunto com as nossas lideranças, de Brasiléia até Mâncio Lima.”
A solenidade contou com a presença do senador Sérgio Petecão (PSD), do vice-presidente do PP no Acre, Lívio Veras, do ex-deputado estadual Gemil Júnior e de outras lideranças políticas locais.
Diretório Municipal do MDB – Rio Branco (Biênio 2025–2027)
Comissão Executiva:
Presidente: Marcus Alexandre
1º Vice-Presidente: Sirlene Pereira Luz
2º Vice-Presidente: Wiliandro Oliveira Derze
Secretário-Geral: Atevaldo Santana do Nascimento
Tesoureiro: Franck de Souza Vidal
Secretaria da Mulher: Thaís de Oliveira Figueiredo
1º Vogal: Maria Clarice do Nascimento França
2º Vogal: Wagner Lopes Coutinho
Líder da Bancada: Eber Machado
Suplentes:
Neném Almeida
Fábio Araújo
Fernando Brilhante Cabanela
Francisco Iberton Medeiros Calixto