Câmara de Rio Branco aprova afastamento preventivo de Clendes após denúncias de assédio moral

Depois de mais de duas semanas de intensos debates, os vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco decidiram, nesta terça-feira (2), pelo afastamento preventivo do superintendente da RBTRANS, Clendes Vilas Boas, alvo de denúncias de assédio moral.

O superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, será afastado do cargo.

Dois requerimentos foram analisados na sessão. O primeiro, de autoria do vereador Fábio Araújo, solicitava ao prefeito Sebastião Bocalom o afastamento imediato do gestor, com ampla divulgação da medida e comunicação à Ouvidoria Municipal e à Corregedoria-Geral. A proposta terminou empatada e acabou rejeitada com o voto de Minerva do presidente da Câmara, Joabe Lira.

Já o segundo requerimento, apresentado de forma conjunta por vários parlamentares, foi aprovado com 12 votos favoráveis e apenas um contrário, da vereadora Lucilene Vale (PP). O texto defende o afastamento temporário de Clendes Vilas Boas para garantir a lisura das investigações, resguardar o direito de defesa do acusado e preservar a credibilidade da gestão pública.

Além da pauta principal, a sessão aprovou projetos de diferentes parlamentares. Entre eles:

  • Rutênio Sá: regulamentação do compartilhamento de áreas comuns por farmácias e drogarias;
  • Neném Almeida: mudanças na Lei Municipal nº 2.284/2018, com inclusão de obrigações informativas a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e medidas de acessibilidade em cinemas, teatros e espaços similares;
  • Matheus Paiva: criação do programa “Educa+Vida”, que promove a educação humanitária e o bem-estar animal nas escolas municipais;
  • Felipe Tchê: prioridade de atendimento a advogados em repartições públicas, cartórios e instituições financeiras;
  • Fábio Araújo: instituição da Semana Municipal da Valorização da Agricultura Familiar no calendário oficial da cidade.