Após dez dias internado, líder ambientalista e primo de Chico Mendes recebe alta no Acre

Depois de dez dias internado em decorrência de uma infecção pulmonar, o ativista ambiental e seringueiro Raimundo Mendes de Barros, conhecido como Raimundão e primo de Chico Mendes, recebeu alta do Pronto-Socorro de Rio Branco na manhã desta sexta-feira (26).

Raimundão foi internado inicialmente no hospital de Xapuri, no dia 16, após apresentar falta de ar. Ele é portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), desenvolvida ao longo dos anos pela exposição constante à fumaça da defumadeira — usada na produção da borracha — e pelo hábito de fumar.

No dia 17, devido à gravidade do quadro, o ativista foi transferido de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para Rio Branco, onde permaneceu sob cuidados médicos e chegou a precisar de oxigênio para respirar. Com o tratamento na capital, apresentou melhora progressiva até receber a liberação hospitalar.

De acordo com familiares, Raimundão deve retornar ainda nesta sexta para Xapuri, sua cidade natal.

“A gente sabe que ele estava cuidando da saúde, mas ter ele de volta em casa é um dos melhores presentes. É como um presente de Natal antecipado”, declarou Ronaira Barros, filha do seringueiro.