O sonho de participar do Enem 2025 se transformou em frustração para a estudante Ana Luisa da Silva Maia, de 17 anos, neste domingo (9), em Rio Branco. A jovem perdeu a carteira de identidade no início do mês e, mesmo apresentando o boletim de ocorrência (B.O.) e um espelho do RG, foi impedida de fazer a prova.
Ana chegou cedo ao Instituto Federal do Acre (Ifac), onde faria o exame, mas acabou sendo levada para uma sala reserva, onde foi informada de que não poderia participar por não apresentar um documento oficial com foto, conforme exige o edital.
“Registrei o B.O. no dia 4 deste mês, dentro do prazo de 90 dias que está no regulamento. Fiz questão de levar o espelho da identidade porque achei que aceitavam”, contou a jovem, emocionada.
Moradora do Bujari, a 25 km da capital, Ana veio especialmente para a prova, que faria para ganhar experiência, já que ainda está no segundo ano do ensino médio. A notícia de que não poderia entrar na sala foi um golpe duro. “Quando a mulher falou que eu não podia entrar, me deu um baque. Queria muito fazer, me preparei”, disse aos prantos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que somente documentos originais e com foto são aceitos, sejam físicos ou digitais.
🚨 Exemplos de documentos digitais de identificação aceitos pelo Inep:
- e-Título;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
- RG Digital.
O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal, pois capturas de tela não são válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continua proibido.
Neste domingo, mais de 28,9 mil candidatos participaram do primeiro dia de provas do Enem 2025 no Acre. O exame segue no próximo domingo (16), com as disciplinas de matemática e ciências da natureza.