Rio Caeté transborda, cobre ponte provisória e isola trecho da BR-364 no interior do Acre; Veja o vídeo

A madrugada desta quinta-feira (13) foi de transtornos e apreensão em Sena Madureira, no interior do Acre. As fortes chuvas que atingiram a região fizeram o Rio Caeté transbordar, cobrindo completamente a ponte provisória instalada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e interditando a BR-364, principal ligação entre o município e Rio Branco.

De acordo com o superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, o nível do rio subiu rapidamente por volta da 1h da madrugada, cobrindo as cabeceiras da estrutura e impossibilitando a passagem de veículos.

“O rio subiu muito rápido durante a noite. Agora pela manhã, nossa equipe já iniciou os trabalhos e o trânsito começou a ser liberado no sistema ‘pare e siga’”, afirmou o superintendente.

Com a cheia repentina, máquinas foram deslocadas para o local ainda nas primeiras horas da manhã a fim de remover detritos e tubos que estavam sobre a ponte, permitindo o tráfego controlado.

Ricardo explicou que o Rio Caeté tem um curso estreito, o que o torna mais suscetível a subidas rápidas de nível.

“A característica do rio é essa: ele é muito estreito. Qualquer aumento de chuva faz ele subir demais. Por volta das 3h da manhã, a água já estava batendo na ponte”, disse.

A ponte principal do Rio Caeté segue interditada desde o início do ano, após uma inspeção do Dnit identificar trincas no bloco de fundação causadas por movimentações na margem do rio. Enquanto a estrutura definitiva passa por reparos, o tráfego vinha sendo garantido por uma ponte-balsa provisória, agora coberta pelas águas.

O Dnit informou que, por segurança, o tráfego foi redirecionado para a ponte oficial, que passou a operar no sistema “pare e siga” desde o início da manhã, restabelecendo parcialmente o fluxo de veículos.

“Já liberamos o trânsito na ponte de cima e não há mais carros parados. Vamos montar uma estrutura de apoio com barracas para garantir mais conforto aos motoristas”, acrescentou Araújo.

Enquanto o nível do rio é monitorado e o tempo continua instável, o Dnit orienta os motoristas que trafegam entre Sena Madureira e Rio Branco a dirigir com atenção redobrada e aguardar a liberação total do trecho.