O gari Francisco Ferreira da Silva, de 47 anos, atingido no rosto por um tijolo arremessado por um morador enquanto trabalhava na coleta de lixo, deverá passar por uma cirurgia de osteossíntese para colocar dois pinos e estabilizar a estrutura óssea que ficou comprometida.

Com 14 anos de serviço na limpeza urbana de Rio Branco, Francisco conta que o agressor estava alterado e exigia que ele recolhesse uma garrafa PET que havia ficado em frente à residência. A reportagem tentou contato com o morador apontado como autor da agressão, mas não obteve retorno.
Segundo a vítima, o suspeito chegou a telefonar para pedir desculpas, porém não ofereceu qualquer ajuda financeira.
“Ele já veio me xingando, o menor nome que usou foi ‘vagabundo’. Eu, aperreado com a gritaria, disse que não ia juntar porque ele estava falando muita besteira e saí. Quando virei, ele jogou o tijolo de uns oito metros de distância”, relembra.
Francisco estava acompanhado de outro coletor e do motorista do caminhão. Ele foi socorrido pelos colegas e levado ao Pronto-Socorro de Rio Branco por um técnico de segurança da empresa.
“O tijolo bateu primeiro nas minhas costas, quase no ombro, e me cortou. Depois acertou meu rosto e quebrou um osso. Se tivesse pegado direto, tinha destruído tudo. Ele estava tão transtornado que, se estivesse armado, teria atirado na gente”, afirmou.
Celular quebrado e prejuízos
Após o ataque, os colegas lavaram o rosto do gari com água, molhando sua roupa e danificando o celular que estava no bolso. Além das lesões físicas, esse foi mais um prejuízo para Francisco.
“Queria que ele tivesse arrumado meu celular ou pagado um novo. Já basta eu ficar sem meu vale alimentação, porque recebemos por dia trabalhado, e o médico disse que vou ter 60 dias de atestado”, lamentou.
Por causa da fratura, Francisco só consegue se alimentar com comidas pastosas. Apesar disso, diz não guardar rancor do agressor, embora o episódio tenha abalado profundamente sua família.
“Eu não tenho coragem de fazer mal a ninguém. Nunca bati em ninguém e nunca tinha apanhado”, desabafou.