Um soldado do Exército Brasileiro foi preso na noite de segunda-feira (17) após ser flagrado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) com quase dois quilos de skunk — uma variedade de maconha de alto teor — além de uma pistola 9 mm municiada.
A prisão ocorreu durante a Operação Duas Dobras, deflagrada no fim de semana em Rio Branco para reforçar o enfrentamento às facções criminosas. A equipe da Rotam fazia patrulhamento no Conjunto Novo Esperança quando, na área conhecida como “Beco do Classic”, avistou duas pessoas, uma delas carregando uma máquina de lavar, o que despertou suspeita. Ao perceberem uma casa próxima com a porta entreaberta e sinais de movimento, os policiais decidiram entrar e realizar a abordagem.
Dentro do imóvel, foi encontrado o soldado Alexandre Braga da Silva, de 27 anos, lotado na 3ª Companhia de Fronteira, em Plácido de Castro. No local, a equipe apreendeu um pacote com mais de um quilo de skunk, outros 60 invólucros da droga já prontos para venda, uma pistola 9 mm com 12 munições, duas balanças de precisão e um frasco de creatina contendo cocaína.

O militar afirmou inicialmente que parte da droga pertenceria ao irmão, mas os policiais verificaram que o suposto parente está preso no Complexo Penitenciário de Rio Branco. Alexandre integra o Exército desde 2019 e estava de férias no momento da prisão. Ele também disse que pretendia pedir baixa da corporação nos próximos meses.
Após ser autuado na Delegacia de Flagrantes (Defla), o soldado foi encaminhado ao 4º Batalhão de Infantaria de Selva, onde permanecerá custodiado. Ele será apresentado nesta terça-feira ao Juízo da Auditoria Militar de Rio Branco para audiência de custódia. Mesmo em caso de condenação pela Justiça comum, militares têm direito a cumprir pena em unidade militar, conforme o Código de Processo Penal Militar.
Outras prisões
A Operação Duas Dobras registrou ainda novas prisões na capital. No bairro Bahia, Absolon Leal Carvalho Júnior e Alexandre de Souza Silva foram detidos com 21 papelotes de cocaína e dinheiro.
No bairro Seis de Agosto, outros dois homens — ainda não identificados — foram flagrados com quase dois quilos de drogas.
Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes e autuados pelo artigo 33 da Lei 11.343, que prevê pena de até 12 anos de reclusão.

