Caminhoneiro baleado na cabeça ao tentar recuperar bicicleta roubada morre no Pronto-Socorro de Rio Branco

O caminhoneiro Smayle Maciel de Abreu, de 39 anos, teve a morte declarada nesta quarta-feira (26) no Pronto-Socorro de Rio Branco, após permanecer uma semana internado. Ele foi baleado na cabeça no último dia 18, enquanto tentava recuperar uma bicicleta que havia sido roubada.

O crime ocorreu na Rua Buriti, no bairro Santa Inês, no Segundo Distrito da capital. A morte foi confirmada pela esposa da vítima, Lorrana Mello, que relatou que exames realizados nos últimos dois dias não apontaram qualquer atividade cerebral.

“Ele fez dois testes ontem e não teve reação. O último foi hoje ao meio-dia e também não teve nenhuma atividade cerebral”, disse, emocionada.

A família autorizou a doação dos órgãos de Smayle. “Cinco pessoas vão viver através dele”, afirmou Lorrana.

O casal estava junto há cerca de 16 anos, tinha dois filhos e a esposa está grávida de três meses. Smayle havia deixado Santa Catarina para retornar ao Acre e cuidar do pai, que estava doente.

Intenção era apenas chamar a polícia

Lorrana contou que tudo começou após o marido anunciar a bicicleta, que ele mesmo havia montado peça por peça, em um momento de estresse familiar, no dia 12. No domingo (16), um jovem entrou em contato oferecendo comprar o veículo e pagar R$ 50 a mais pela entrega em um posto de combustíveis próximo ao Estádio Arena da Floresta.

A família foi até o local e Smayle iniciou a negociação. O suposto comprador, que aparentava ter cerca de 15 anos, testou a bicicleta e pediu para dar mais uma volta. Em seguida, fugiu com o objeto.

Desesperados, eles buscaram ajuda da polícia e divulgaram a foto da bicicleta em grupos de ciclismo. Em uma dessas postagens, surgiu um possível endereço do suspeito.

Tiro durante tentativa de recuperar a bicicleta

No dia 18, por volta de 12h50, o caminhoneiro foi até o endereço indicado, no bairro Santa Inês, e permaneceu dentro do carro por horas. Segundo a esposa, a intenção era apenas acionar a polícia caso o adolescente aparecesse com a bicicleta.

“Ele jamais imaginou que algo assim pudesse acontecer. Foi desarmado, ficou apenas esperando para ligar para a polícia”, explicou.

Por volta das 16h20, moradores acionaram a polícia e o Samu após ouvirem o disparo. Smayle foi atingido na nuca enquanto estava dentro do carro. Mesmo ferido, ainda tentou dirigir para fugir.

O projétil atravessou a cabeça e ficou alojado no rosto. A vítima foi socorrida em estado gravíssimo, permaneceu em coma induzido, respirando por aparelhos, com inchaço cerebral e sem possibilidade de cirurgia devido à posição do projétil.

Após sete dias de internação, a morte foi confirmada nesta quarta-feira.