O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco, João Marcos Luz, informou neste sábado (27), por meio das redes sociais, que o município já acolheu oito famílias afetadas pela enxurrada no bairro da Paz. As três últimas chegaram ao abrigo nas horas mais recentes, concluindo o atendimento emergencial inicial.
As famílias estão sendo abrigadas na Escola Municipal Álvaro Rocha, onde recebem alimentação, assistência social, apoio psicossocial e outros cuidados necessários neste momento de emergência.
Segundo o secretário, desde o início da intensificação das chuvas, ainda no período da tarde, a Defesa Civil Municipal, juntamente com o prefeito Tião Bocalom, determinou mobilização total das equipes para garantir suporte imediato à população atingida pelo transbordamento dos igarapés.
Conforme o boletim mais recente da Defesa Civil, o nível do Rio Acre alcançou 13,73 metros às 5h26, superando a cota de alerta, que é de 13,50 metros. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 125,70 milímetros, índice elevado que contribuiu para a rápida elevação do rio na capital acreana.