O Rio Acre registrou uma elevação rápida e expressiva em Rio Branco e ultrapassou a cota de transbordo na manhã deste sábado (27). Em menos de 24 horas, o nível do manancial subiu 3,84 metros, passando de 10,19 metros, às 10h da sexta-feira (26), para 14,03 metros, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.
A cota de alerta máximo é de 14 metros e, a partir desse nível, há risco de inundação em bairros localizados às margens do rio. Este é o segundo episódio de transbordamento registrado em menos de um ano, já que situação semelhante ocorreu em março.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para este sábado indica pancadas de chuva durante a tarde e possibilidade de temporal à noite, o que mantém o estado de atenção das autoridades.
Segundo a Defesa Civil estadual, a elevação do Rio Acre está diretamente relacionada ao grande volume de chuva registrado em Rio Branco entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26), além do nível elevado do Riozinho do Rola, um dos principais afluentes do manancial.
Somente na sexta-feira, o acumulado de chuva chegou a 171 milímetros, provocando transbordamento de igarapés, alagamentos, desbarrancamentos, queda de poste, abertura de buraco em via pública e danos a residências.
Ainda conforme a Defesa Civil, entre os dias 1º e 26 de dezembro, o volume acumulado de chuvas foi de 586,3 milímetros, índice 118,4% acima do esperado para todo o mês, que era de 268,4 milímetros.