Uma casa de madeira precisou ser desmontada nesta terça-feira (6) devido ao alto risco de deslizamento de terra após as fortes chuvas registradas em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. O imóvel estava localizado no bairro Miritizal, em uma encosta próxima ao Rio Juruá.
A família que morava na residência foi retirada do local e levada para outro endereço. O servente de pedreiro Adriano Souza, morador da casa, relatou dificuldades para recomeçar. Segundo ele, a falta de recursos financeiros impede a construção de um novo imóvel em outro bairro.
“Estou sem trabalhar há dois meses e não tenho dinheiro para construir outra casa. A madeira vai ter que ficar por aqui mesmo, correndo risco até de apodrecer. Gostaria que me dessem pelo menos um terreno, já que o barranco está para levar a casa. A situação não está sendo fácil”, desabafou.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Damasceno Júnior, a área vinha sendo monitorada há cerca de uma semana. O principal fator para a retirada foi o risco de deslizamento provocado pelo assoreamento — acúmulo de sedimentos no leito do rio.
A Defesa Civil informou ainda que a família está recebendo auxílio-aluguel e assistência social.
“Realizamos a vistoria devido ao desbarrancamento no local, que apresentou risco estrutural à residência e à vida dos moradores. Diante disso, a casa foi condenada para fins de habitação”, explicou o coordenador.