O juiz Alesson Braz, da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, decretou a prisão preventiva de José Fabrício Moreira da Silva, conhecido como “Bibi”, de 36 anos. Ele é acusado de tentar matar, a golpes de barra de ferro, o detento monitorado por tornozeleira eletrônica Edmilson Monteiro de Oliveira, o “Manteiga”, de 30 anos, que segue internado em estado grave no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).
A decisão foi tomada durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal da capital.
Segundo as investigações, José Fabrício cumpria parte de uma pena por roubo em regime semiaberto, sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. No entanto, após voltar a praticar crimes, ele violou o equipamento e passou à condição de foragido da Justiça.
Há algum tempo, “Bibi” mantinha uma rixa com Edmilson Monteiro, que também é preso monitorado. Na noite da última quarta-feira (7), os dois se encontraram em uma rua do bairro João Eduardo. Durante o confronto, José Fabrício se armou com uma barra de ferro e passou a agredir a vítima com extrema violência. Edmilson foi atingido principalmente na cabeça, caiu ao solo e sofreu traumatismo craniano.
A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao pronto-socorro, onde deu entrada em estado grave.
Após o ataque, “Bibi” conseguiu fugir, mas foi localizado e preso na manhã de quinta-feira (8) por investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Autuado em flagrante por tentativa de homicídio, ele foi apresentado ao juiz Alesson Braz, que converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva. Ainda na quinta-feira, José Fabrício foi encaminhado de volta ao Complexo Penitenciário de Rio Branco, onde permanece à disposição da Justiça, aguardando julgamento.