Cheia do Rio Acre leva governo a cancelar Carnaval 2026 por segurança da população

Diante da cheia do Rio Acre, o governo do estado decidiu cancelar a programação pública do Carnaval de 2026. A informação foi confirmada por meio de nota oficial divulgada nesta quinta-feira (22).

Segundo o comunicado, a decisão foi tomada porque todos os esforços e recursos do Estado estão concentrados no enfrentamento aos impactos da enchente, priorizando a segurança da população e o atendimento às famílias afetadas.

“A decisão foi tomada com base na responsabilidade com a segurança da população e na prioridade absoluta às ações de monitoramento, prevenção e atendimento às famílias afetadas ou em risco em decorrência da elevação do nível do rio”, destacou o governo na nota.

Tradicionalmente, o Carnaval promovido pelo Estado ocorre no Centro de Rio Branco, com algumas edições realizadas na Gameleira, às margens do Rio Acre, uma das áreas mais impactadas pelas enchentes.

Em 2025, o governo do Acre, a Prefeitura de Rio Branco e a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) se uniram para realizar o Carnaval da Família, na Praça da Revolução, que contou com show da cantora Gilmelândia.

Atualmente, o nível do Rio Acre segue próximo dos 15 metros. Na medição das 18h, o rio marcou 14,70 metros, apresentando leve recuo em relação à leitura das 15h, quando atingiu 14,71 metros.

Ao todo, mais de duas mil pessoas, moradoras de 27 bairros, já foram afetadas pelos impactos da segunda enchente em menos de um mês e da terceira registrada em menos de um ano na capital acreana.