Janeiro Branco: Ufac oferece atendimento psicológico gratuito à população em Rio Branco

Instituído por lei federal em 2023, o Janeiro Branco é dedicado à conscientização sobre a saúde mental e emocional. Dentro dessa proposta, o Serviço-Escola de Psicologia da Universidade Federal do Acre (Serpsi/Ufac) disponibiliza atendimento psicológico gratuito para a população de Rio Branco, incluindo comunidade acadêmica e público externo.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para participar, é necessário realizar um cadastro por meio de formulário. Após a inscrição, a equipe do Serpsi entra em contato para informar dia e horário do atendimento.

A iniciativa busca ampliar o acesso ao acompanhamento psicológico e combater a baixa procura por tratamento. De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em setembro do ano passado, menos de 10% das pessoas com depressão no mundo recebem tratamento minimamente adequado.

A professora Madge Porto Cruz, doutora em Psicologia Clínica e Cultura e docente do curso de Psicologia da Ufac, destaca que o cuidado com a saúde mental envolve fatores físicos, mentais e sociais, mas ainda enfrenta preconceito e falta de atenção.
“Campanhas como o Janeiro Branco são fundamentais para estimular o autocuidado e incentivar as pessoas a procurarem ajuda profissional”, afirmou.

Plantão psicológico sem agendamento

Em situações de crise, qualquer pessoa pode ser atendida por meio do plantão psicológico, que funciona sem necessidade de agendamento ou cadastro, às segundas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 16h, em bloco próprio no campus da Ufac, próximo à Adufac.

Atualmente, cerca de 40 estudantes estagiários, supervisionados por professores, atuam no serviço. Cada aluno atende, em média, dois pacientes, o que representa cerca de 80 atendimentos semanais, seguindo o calendário acadêmico da universidade.

Criado junto com o curso de Psicologia em 2013, o Serpsi passou a atender a comunidade em 2022, oferecendo atendimentos individuais, plantão psicológico e atividades em grupo temáticas, como para gestantes e a população LGBTQIA+.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (68) 99924-1013.

“Atendimento com afeto”

Para a estudante do 10º período de Psicologia, Ana Carolina Melo de Carvalho, de 21 anos, a atuação no Serpsi reforça a importância da ética e do afeto no atendimento psicológico.
“Me emocionei muito com a minha primeira paciente, especialmente pela confiança depositada em mim. Isso fortaleceu minha crença no potencial do trabalho que desenvolvemos”, relatou.

No projeto, ela atua tanto em atividades administrativas quanto nos atendimentos psicológicos, que incluem o plantão de crise e sessões individuais semanais, que podem chegar a até 24 encontros por paciente.
“Além de praticarmos a teoria, conseguimos oferecer à população um serviço psicológico gratuito e de qualidade”, completou.

Rede de apoio pelo SUS

Pessoas que sentirem necessidade de ajuda psicológica também podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde ocorre a primeira escuta. A partir daí, pode haver encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

No Acre, há unidades do CAPS em Brasiléia, Epitaciolândia, Sena Madureira, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Acrelândia e Capixaba, geralmente voltadas aos casos mais graves.

Em Rio Branco, os atendimentos do CAPS ocorrem em três locais:

  • CAPS AD III (Álcool e outras Drogas): Rua Luiz Z. da Silva, 364 – Conjunto Manoel Julião. Contato: (68) 3227-5134
  • CAPS II Samaúma: Rua Vênus, 316 – Morada do Sol. Contato: (68) 3223-9532
  • CAPS III Samaúma: Rua São José, 20 – Nova Esperança. Contato: (68) 3212-7389

Em Cruzeiro do Sul:

  • CAPS Náuas – Tereza Biloto: Rua Tarauacá, 84 – Coab. Contato: (68) 3322-1060

A iniciativa reforça a importância do cuidado com a saúde mental e amplia o acesso a atendimento psicológico gratuito e humanizado no Acre.