A forte chuva que atingiu Brasiléia, no interior do Acre, nesta terça-feira (27), deixou diversas ruas alagadas e provocou transtornos aos moradores. Segundo a Defesa Civil Municipal, foram mais de 112 milímetros de chuva em apenas uma hora — volume que era esperado para um período de até dez dias. Até o início da tarde, o acumulado já chegava a 140 milímetros.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Brasiléia, subtenente Emerson Sandro, a intensidade da chuva pegou o município de surpresa. “Essa chuva não era esperada e por isso os bueiros ficaram dessa forma. Na zona rural, temos informações de que alguns igarapés transbordaram, causando problemas no tráfego de veículos nos ramais”, explicou.
Além dos alagamentos, houve registro de deslizamento de terra na Rua Ayrton Senna. No bairro Marcos Galvão, um carro quase foi levado pela força da água. Imagens divulgadas pela prefeitura mostram moradores tentando evitar que o veículo fosse arrastado. Em outro vídeo, um motorista registra condutores se arriscando ao tentar atravessar um trecho completamente inundado.
O secretário de Obras de Brasiléia, Josué Elias, fez um alerta à população para que evite passar por áreas alagadas enquanto a chuva persistir. “Tiramos um carro que quase afundou na água. Então, fazemos um apelo para que ninguém passe até que a água baixe”, reforçou.