O Rio Iaco, em Sena Madureira, no interior do Acre, subiu mais de um metro nas últimas 24 horas e ultrapassou a cota de alerta, que é de 14 metros, nesta quinta-feira (29). Diante da rápida elevação, o prefeito Gerlen Diniz (PP) decretou situação de emergência nível II no município.
Ao meio-dia, o nível do manancial chegou a 14,70 metros, ficando a apenas 50 centímetros da cota de transbordo, que é de 15,20 metros. O decreto já foi redigido e deve ser publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (30).
Na quarta-feira (28), o rio marcava 12,98 metros. Ou seja, a subida foi de 1,72 metro em um único dia, reflexo das fortes chuvas que atingem a região.
🏠 Famílias começam a ser retiradas
De acordo com a Defesa Civil Municipal, moradores dos bairros Praia do Amarílio, Cafezal e Centro começaram a ser retirados de casa ainda na manhã desta quinta. Cerca de 20 famílias (aproximadamente 100 pessoas) devem ser levadas para abrigos montados:
- na quadra da Escola Messias Rodrigues, no bairro da Pista
- na Escola Siqueira de Menezes, no Centro
“O rio subiu da noite para o dia, foi muito rápido. Acionamos o Plano de Contingência para que hoje cedo já começasse o cadastro e a retirada das famílias”, explicou o coordenador da Defesa Civil, sargento José Antônio.
Segundo ele, normalmente os abrigos só são estruturados quando o rio atinge a cota de alerta, mas a elevação repentina obrigou o município a agir às pressas. Equipes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas para dar suporte às famílias atingidas.
🌊 Outros rios do Acre também estão em alerta
De acordo com a Defesa Civil Estadual, pelo menos seis rios apresentam níveis preocupantes no estado.
📍 Rio Acre — Rio Branco
O Rio Acre marcou 13,64 metros às 9h desta quinta (29), acima da cota de alerta (13,50 m). Às 15h, chegou a 13,89 metros, ficando a apenas 11 centímetros de transbordar.
- 10 famílias seguem abrigadas no Parque de Exposições (25 pessoas e 11 animais)
- 6 famílias estão desalojadas (15 pessoas)
📍 Rio Tarauacá — Tarauacá
O rio atingiu 9,39 metros, ficando 89 cm acima da cota de alerta (8,50 m). No momento, não há famílias desabrigadas.
No último dia 13, porém, o rio transbordou e a cheia atingiu mais de 5,2 mil casas, afetando cerca de 12 mil pessoas em quatro bairros.
📍 Rio Abunã — Plácido de Castro
O manancial marcou 12,51 metros, 30 cm acima da cota de alerta (12,20 m) e apenas 9 cm abaixo da cota de transbordo (12,60 m).
📍 Rio Envira — Feijó
O rio chegou a 11,17 metros ao meio-dia, ultrapassando a cota de alerta (11 m). No início da noite, subiu ainda mais e marcou 11,34 metros.
📍 Rio Purus — Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus
Em Manoel Urbano, o Purus atingiu 11,91 metros, subindo 19 cm em relação ao dia anterior.
Já em Santa Rosa do Purus, houve transbordamento, mas o nível não foi informado.