Uma carretinha acoplada a uma motocicleta se desprendeu e atingiu três crianças que brincavam na calçada na tarde desta quarta-feira (18), em Tarauacá. O acidente ocorreu na Rua Alípio Alves, no bairro Novo, e, apesar do susto e das imagens fortes registradas em vídeo, nenhuma das vítimas sofreu ferimentos graves.
As gravações que circulam nas redes sociais mostram quatro adultos conversando em frente a uma residência enquanto três crianças brincam próximas ao meio-fio. Em determinado momento, uma motocicleta preta passa pela via e a carretinha — utilizada para transporte de cargas — se solta do veículo e atinge as crianças.
O condutor da moto parou imediatamente e os adultos que estavam no local correram para prestar socorro. Segundo o jornalista Raimundo Accioly, apesar do impacto, as crianças não tiveram lesões consideradas graves.
Regras para uso de carretinhas
No Brasil, o uso de carretinhas acopladas a motocicletas é permitido, desde que o equipamento seja homologado pelo órgão de trânsito e projetado especificamente para esse tipo de veículo.
Também é obrigatório o uso de corrente de segurança e recomendado o uso de cadeado, medidas que reduzem o risco de desprendimento durante o deslocamento.
A ausência desses itens, o uso de carretinha inadequada — como modelos destinados a automóveis — ou a utilização sem homologação configura infração grave, sujeita a multa e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).