A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), realizará na próxima sexta-feira, 19, o evento “Abril Indígena 2024”, dedicado à promoção e celebração da cultura indígena. A programação incluirá exposições, feiras, ações de cidadania e inclusão dos povos tradicionais, além de atividades destinadas a valorizar suas culturas e ancestralidade.
A presidente da Funai, Joenia Wapichana, destacou a contínua luta enfrentada por esse segmento da população e ressaltou a importância da missão institucional da fundação, que é defender os povos indígenas diante do que ela descreve como desmonte das políticas indigenistas, de proteção ambiental e de assistência a esse grupo de brasileiros.
“A vida dos povos indígenas nunca foi fácil, nunca. Isso é histórico. Os povos indígenas têm uma história de resistência no Brasil, desde o primeiro momento em que chegaram os não indígenas”, afirmou Joenia.
O Brasil abriga aproximadamente 1,7 milhão de indígenas autodeclarados, pertencentes a 305 etnias diferentes, o que representa 0,83% do total de habitantes do país. No estado do Acre, há uma população de 31.699 pessoas indígenas, de acordo com dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O “Abril Indígena” é uma oportunidade importante para reconhecer e valorizar a rica diversidade cultural e a luta dos povos indígenas no Brasil. É um momento de reflexão, aprendizado e fortalecimento da causa indígena, reafirmando a importância de preservar e respeitar suas tradições e direitos.