Governador Gladson Cameli se encontra com DJ Alok em Brasília para discutir projeto de show beneficente no Acre

Na última sexta-feira (19) o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, e DJ brasileiro Alok se encontraram em Brasília para debaterem um projeto de realização de um show beneficente em prol das comunidades indígenas no Acre. O encontro, mediado pelo líder espiritual acreano Mapu Huni Kuin, também serviu para discutir o compromisso do artista com a preservação da cultura dos povos originários, especialmente presente no estado acreano.

Segundo Mapu Huni Kuin, a reunião entre o governador e DJ Alok representa um marco inicial para a concretização do evento beneficente, uma iniciativa que busca arrecadar recursos para investir em ações que beneficiem as comunidades indígenas no Acre.

“Este encontro foi extremamente promissor e estamos comprometidos em dar continuidade a este projeto. A realização de um show beneficente com Alok pelo governo do Estado é uma forma de reconhecer e valorizar a cultura e os artistas indígenas do Acre, que têm um papel fundamental tanto localmente quanto internacionalmente”, destacou o líder espiritual.

Além de discutir o show beneficente, a reunião também abordou o mais recente trabalho de Alok, intitulado “O Futuro é Ancestral”, lançado no Dia dos Povos Indígenas. O álbum conta com a participação de músicos de diversas comunidades indígenas, incluindo artistas acreanos como Mapu Huni Kuin, Tashka Yawanawá, Matisini Yawanawá e Rasu Yawanawá.

O projeto do álbum teve início em 2021 e já recebeu reconhecimento internacional, sendo apresentado em eventos como o Global Citizen Live, sediado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, e no Grammy Museum em Los Angeles. A UNESCO também reconheceu o trabalho como uma ação relevante para a Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032).

Alok, classificado como o quarto maior DJ do mundo, tem demonstrado interesse na cultura tradicional indígena após visitar o Acre, buscando dar visibilidade e voz aos povos indígenas através de seus projetos musicais. Para ele, é essencial ouvir e valorizar a natureza na busca por soluções para os desafios ambientais.

Durante o encontro, o governador presenteou Alok com artesanatos típicos do Acre, recebendo elogios do artista pela beleza e qualidade do trabalho. Cameli expressou sua gratidão à liderança de Mapu Huni Kuin pela iniciativa do projeto e reiterou o compromisso do governo com os povos indígenas do estado.

“Temos uma cultura indígena muito rica e é fundamental valorizá-la e preservá-la. Agradeço a Mapu por apresentar esta importante iniciativa e por promover o diálogo entre o governo e DJ Alok. Estamos comprometidos em apoiar e promover a cultura dos povos originários do Acre”, afirmou o governador.