MPAC emite recomendação para implantação de Centro de Controle de Zoonoses em Sena Madureira

Uma recomendação feita pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), foi emitida ao Poder Público do município de Sena Madureira para a implementação de um Centro de Controle de Zoonoses. A Recomendação abrange diversas medidas como forma de garantir a saúde pública e o bem-estar animal, combatendo o abandono, a crueldade e a proliferação de doenças transmitidas por animais.

O documento, assinado pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, destaca a urgência de ações para controlar a população de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade, uma vez que representam um risco à saúde pública, podendo transmitir doenças como raiva, leptospirose, toxoplasmose e esporotricose, além de causarem acidentes de trânsito.

A Recomendação também reconhece o sofrimento dos animais abandonados, considera o recebimento de denúncias cada vez mais frequentes da prática do crime de maus tratos e ressalta que os animais são seres sencientes e merecem respeito e proteção.

Entre as medidas recomendadas, que devem ser adotadas em até quatro meses, o Município deve assumir a responsabilidade pelos animais abandonados, doentes ou maltratados, providenciar um abrigo provisório adequado, disponibilizar recursos humanos e materiais para o cuidado dos animais, realizar campanhas de vacinação, adoção (com castração) e de prevenção ao crime de crueldade contra animais.

Além disso, deve iniciar a construção do Centro de Zoonoses em até um ano, seguir as normas do Ministério da Saúde na construção do Centro e manter o abrigo provisório em funcionamento durante a obra. O MPAC destaca que o não atendimento à recomendação poderá acarretar na propositura de Ação Civil Pública contra o Poder Público municipal, com cominação de multa diária.