Projeto de música ‘Coral Vozes do Povo’ é implantado na Cidade do Povo e já atende 250 alunos

Na manhã desta terça-feira, dia 14, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) lançou o programa social ‘Coral Vozes do Povo’ por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), em parceria com o Conservatório Musical do Juruá e a Escola Acreana de Música.

O evento contou com a presença do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis, da presidente do TJAC Regina Ferrari, da desembargadora Eva Evangelista, do juiz de direito José Leite, do secretário de Educação Aberson Carvalho, além de representantes do IEPTEC, da Polícia Militar e de líderes religiosos da região.

A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida e oferecer oportunidades aos jovens da Cidade do Povo. Segundo o promotor de Justiça e coordenador do projeto, Iverson Bueno, o programa está ativo desde 2016 e é financiado com recursos das Penas Pecuniárias da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco (Vepma).

“Nós recebemos um valor destinado a projetos sociais, então dentre tantos outros projetos sociais aqui de Rio Branco, o nosso foi destinado de Cruzeiro do Sul, com objetivo de implantar na Cidade do Povo uma escola de música como se fosse uma extensão do projeto de Cruzeiro do Sul. Então através desse pequeno recurso, nós conseguimos adquirir instrumentos musicais, violão, violino, teclado e vamos conseguir pagar os professores para ministrar suas aulas. Começou pequeno, mas a gente acredita que com Deus tudo vai ser possível, a gente vai ampliar cada vez mais”, explicou Bueno.

As aulas começaram na última segunda-feira, dia 13, com 250 crianças e adolescentes já matriculados. Bueno espera que esses jovens sejam transformados pela música, ajudando-os em diversas áreas, especialmente onde outras disciplinas falham.

“A música traz uma sensibilidade, ela traz uma paz interior, ela ajuda até mesmo na escola, ajuda no relacionamento familiar. É um mundo muito amplo, há grandes conexões que a música traz, e eu não tenho dúvida que isso vai acontecer aqui na Cidade do Povo”, acrescentou Iverson.

O finalista do The Voice e professor de canto Gustavo Martins, que trabalha há 8 anos no Conservatório de Música em Cruzeiro do Sul, expressou seu entusiasmo por fazer parte do projeto.

“Aquece meu coração em saber que eu estou ajudando essas crianças, que eu estou transformando vidas, é isso que a gente tá fazendo, transformar vidas”.

Durante o evento, o governador Gladson Cameli destacou a importância da cultura para ampliar os horizontes dos jovens e promover o desenvolvimento do estado, comprometendo-se a apoiar o projeto.

“Eu sonho que possamos diminuir as dificuldades que as pessoas vivem. Tenho certeza que unidos, os problemas serão diminuídos. É com educação que a gente vai transformar a vida, com a união de todos. Porque vi a união de pessoas, instituições e poderes em prol de uma comunidade que só quer oportunidades para construir pontes, e quero colaborar para a construção dessas pontes”, afirmou.

O evento contou com apresentações musicais das crianças, da Banda Marcial Wilson Barbosa, do cantor Gustavo Martins e de um aluno do coral.

O programa oferece aulas regulares de canto e de vários instrumentos musicais na Escola de Gastronomia, localizada no conjunto habitacional Cidade do Povo.