Vereadores questionam diretor-presidente do Saerb sobre os problemas no abastecimento de água na capital

O abastecimento de água na capital, Rio Branco, precisou ser reduzido por conta de alguns problemas apresentados nas bombas de abastecimento do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

Os vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco, questionaram o diretor-presidente do Saerb, Enoque Ferreira, na manhã desta terça-feira, 21, em Sessão Ordinária, os motivos do problema no abastecimento de água na capital. O diretor falou sobre os problemas na estrutura do sistema de captação.

“Nossa preocupação hoje no Saerb é, pelo menos, levar águas às casas. Muitas das vezes vocês falam que a gente não se planeja, eu acho que é o contrário, o fato da gente tá se planejando é que ainda não colapsou o sistema, o sistema está precário, ele já veio precário. A captação da ETA 2 está em local totalmente instável, agora que baixou o rio, quebrou grande parte da estrutura, quebrou tudo lá” explicou o diretor-presidente.

Os problemas no abastecimento de água na capital estão ocorrendo desde a cheia do Rio Acre. Em março, o abastecimento foi suspenso devido a problemas nas estações de abastecimento 1 e 2. Segundo o Saerb, esses problemas foram resolvidos ainda naquele mês.

No início de abril, o abastecimento voltou a ser reduzido na ETA 2, devido aos desmoronamentos de terra que ocorreram em Rio Branco, que comprometeram a estrutura. No dia 25 de abril, uma pane elétrica afetou uma das unidades, comprometendo ainda mais o abastecimento de água.

A prefeitura informou que a vazão de água foi diminuída para os moradores dos bairros da Baixada da Sobral, Calafate e Cadeia Velha, bem como para a parte alta da cidade.