O Ministério da Saúde (MS) vai assinar a portaria que autoriza o retorno do serviço de transplante renal no Acre, que acontece na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco. A ação é uma conquista do estado, com colaboração da deputada federal do Acre, Socorro Neri.
De acordo com as informações, a parlamentar recebeu a confirmação dessa informação na quinta-feira, 23, de que a Fundhacre voltará a ser o hospital de referência para esse procedimento.
No início deste ano, em 22 de janeiro, Socorro Neri iniciou as conversas para o retorno dos transplantes, formalizando essa reivindicação junto ao Ministério da Saúde e se reuniu com a equipe do órgão no dia 24 do mesmo mês. Em 9 de fevereiro, o MS informou sobre os trâmites necessários, incluindo uma visita técnica à Fundhacre, que estava prevista para fevereiro.
Por razões técnicas do Ministério, a visita não ocorreu em fevereiro, o que levou a uma nova reunião da deputada com o MS em 16 de abril para garantir a reabilitação do serviço. A visita técnica à Fundhacre ocorreu finalmente no dia 25 de abril.
No dia 23 de maio, em contato com o Ministério da Saúde, foi confirmado que os transplantes renais no Acre voltarão a ser realizados. A portaria oficializando a notícia será divulgada na próxima semana, com um ato simbólico e a presença de Socorro Neri.