Semana Eletrônica une música, sustentabilidade e curso gratuito em Rio Branco

Rio Branco, capital do Acre, será o palco da Semana Eletrônica, que se inicia nesta terça-feira, 28, com a abertura do curso para novos DJs. A programação se estenderá até o próximo sábado, dia 1º junho, com a Ecofest 2.0, um festival que une música eletrônica e discussões sobre pautas ambientais. 

Um dos organizadores do evento é o DJ Black Júnior, que destacou que esta é uma oportunidade para aprender uma nova profissão e ainda levantar uma bandeira de luta que sempre foi seu foco. 

“Todos os eventos que eu faço têm a pauta ambiental. Tem uma bandeira. Eu não sou só DJ, também sou ativista ambiental. A gente se preocupa muito com essa questão do planeta, principalmente voltada aqui para nossa região. Porque se fala muito em sustentabilidade, mas nós, nativos, falamos muito pouco sobre isso. Um grande exemplo disso é o Rio Acre, são as queimadas”, disse.

De acordo com Black Júnior, o DJ JAYBOO, que além de DJ e produtor, é uma das maiores autoridades na área de oficinas e workshops do mundo da música eletrônica, e ministra cursos aqui e fora do Brasil, estará ministrando os cursos que começam nesta terça na Filmoteca Acreana.

O evento conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação Garibaldi Brasil e é organizado pelo Grêmio Recreativo Frutos do Amanhã (Grefama) e pela Associação de Músicos e Promotores Culturais Independentes do Acre (Amupac). O principal objetivo da festa é motivar as pessoas através do poder da música eletrônica, ao mesmo tempo em que destaca questões ambientais e promove mensagens sobre sustentabilidade.

O organizador do evento mencionou que o curso é aberto a todos, mas quer oferecer principalmente para as mulheres.

“A gente está fazendo um chamamento principalmente pras mulheres. Aqui no estado, no mercado de DJ, temos poucas mulheres. É uma oportunidade de abrir uma chance para o mercado de trabalho. Esse mundo do DJ é uma profissão com uma remuneração expressiva, então queremos dar abertura para as mulheres”, explica.

O Sebrae contribuirá com divulgações de conceitos sobre sustentabilidade e inovação. Além disso, busca motivar o empreendedorismo presente por meio da Economia Criativa, que inclui iniciativas como brechós, grafite, praça de alimentação e cultura urbana.