O Centro de Desenvolvimento do Futebol, está sendo construído ao lado do estádio Florestão, na capital Rio Branco, é conhecido como Legado da Copa. Devido a entraves burocráticos, o início dos trabalhos atrasou em quase dois anos.
Após mais de dois anos de espera pela emissão do alvará de licença para construção, máquinas pesadas, como tratores e caminhões, iniciaram na última semana a limpeza da área. A empresa responsável pela obra iniciou os trabalhos no dia 21 de maio, incluindo a fase inicial de limpeza e a terraplanagem da área.
O presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Antônio Aquino Lopes, destacou a importância do espaço para o desenvolvimento do esporte no estado.
“A obra está sendo iniciada, uma obra importantíssima para o nosso futebol, inclusive para a nossa região em função de que é um campo de grama sintética e isso vai fazer com que o inverno não nos atrapalhe tanto. De forma que é um espaço a mais que estaremos tendo para utilizar na formação dos jovens, vamos abrir espaço para juventude, principalmente pro pessoal da Baixada da Sobral, que é uma área social muito carente” afirmou.
O Centro de Desenvolvimento do Futebol contará com campo de grama sintética, arquibancadas, vestiários e estacionamento. A inauguração está prevista para 25 de janeiro de 2025, segundo o presidente da FFAC.
Com um investimento superior a R$ 10 milhões, proveniente da Fifa, por meio da CBF, o espaço não se destinará apenas ao futebol profissional, mas também estará disponível para uso da comunidade. A intenção é que a estrutura proporcione aos atletas um ambiente adequado para o desenvolvimento de suas habilidades esportivas e sociais, com acompanhamento de profissionais capacitados.