Com a pior marca desde a década de 70, Rio Acre amanhece abaixo de 2 metros na capital acreana

O nível do Rio Acre atingiu a cota abaixo dos 2 metros nesta sexta-feira, 14, segundo a medição da Defesa Civil de Rio Branco. O manancial amanheceu com a régua medindo 1,99m. A seca do Rio Acre na capital acreana já era prevista pela Defesa Civil. 

Segundo o tenente-coronel Cláudio Falcão, diretor de Administração de Desastres da Defesa Civil, em Rio Branco, o nível do Rio Acre só havia atingido a cota inferior a 2 metros neste período do ano em 1971.

O tenente-coronel confirmou a previsão de que o rio ficaria abaixo de 2 metros antes do término da primeira quinzena. “Infelizmente, com La Niña, esperamos uma seca rigorosa”, completou Falcão.

Segundo o coronel, o Rio Acre deveria, em condições melhores, medir 5 metros neste período do ano, seguindo os padrões de anos anteriores. 

“É uma situação bem crítica. Nós estamos com indicativo de uma das maiores secas que Rio Branco já passou nos últimos anos. Nós estamos com uma das piores marcas do Rio Acre para os últimos anos, especificamente na última década”, enfatizou Cláudio Falcão.

A cidade de Rio Branco enfrentou, em menos de quatro meses, uma enchente que foi registrada como a segunda maior da história da capital acreana, com o nível das águas ultrapassando 17,75 metros. Este evento é considerado o maior desastre ambiental do Acre pelo número de pessoas atingidas.