Os servidores da educação estadual decidiram iniciar uma greve a partir do segundo semestre de 2024. A decisão foi tomada após uma reunião realizada na última terça-feira, 25, junto à Comissão da Educação da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), onde discutiram a reivindicação salarial da categoria por um aumento de 10% na tabela salarial, adiado desde o ano passado.
Na reunião, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sinteac), Rosana Nascimento, destacou que desde janeiro deste ano o sindicato tem lutado pela implementação desse aumento.
O secretário sempre justifica pela necessidade de consolidação dos recursos financeiros, mas estamos convictos de que os recursos existem”, afirmou Rosana.
Por sua vez, o secretário de Educação, Aberson Carvalho, propôs que o reajuste fosse pago em três parcelas: 1,2% no segundo semestre deste ano, 1,2% para o próximo ano e 1,2% para o ano de 2026. No entanto, segundo Rosana Nascimento, a categoria aceitará no máximo duas vezes.