Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) têm enfrentado sérios problemas de comunicação e planejamento em relação aos horários de trabalho. Informações obtidas pela equipe do Diário Expresso revelam que os funcionários frequentemente são surpreendidos por mudanças abruptas nos horários de expediente, gerando insatisfação e confusão na equipe.
“Nós da Semsa sempre somos surpreendidos pelos horários que vamos trabalhar”, informou um dos servidores.
Em um comunicado recente, o chefe de gabinete Danillo de Melo França informou que, conforme instruções do Secretário Municipal de Saúde, Eliatian da Silva Nogueira, o expediente administrativo da Semsa e suas divisões seria alterado diversas vezes. Até o final do mês de junho, o expediente foi definido para ser de segunda a quarta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, e de quinta a sexta-feira, das 07h00 às 14h00.

Posteriormente, outra comunicação indicou um novo horário para a semana de 1 a 5 de julho, novamente alterando as horas de expediente, sendo das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

De acordo com os servidores da secretaria, eles estão se “sentido constrangidos e impotentes diante da nova gestão”, já que o secretário de saúde avisa os colaboradores sobre as alterações do horário de expediente aos domingos, sem fazer uma publicação oficial no Diário Oficial do Estado (DOE). Eles ainda informam que a antiga secretária, Sheila Andrade, havia publicado um memorando informando que os funcionários iriam trabalhar até mais tarde.
Com base no Decreto nº 2.010 de 20 de dezembro de 2023, assinado pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, é estabelecido que o horário de funcionamento dos órgãos da Administração Pública do município deve ser de segunda a sexta-feira, em turno corrido, das 07h às 14h. No entanto, este decreto permite alterações conforme necessidade administrativa, o que tem sido uma fonte de frustração para os servidores da Semsa, que se veem obrigados a se adaptar constantemente a novas instruções sem aviso prévio adequado.
