MPAC realiza inspeção na ETA II após desabamento afetar abastecimento de água em Rio Branco

Após uma parte da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, localizada ao lado da terceira ponte, na Via Verde, desabar na última quarta-feira, 24, interrompendo o abastecimento de água em Rio Branco e afetando mais de 10 bairros, o Ministério Público do Acre (MPAC), juntamente com o Núcleo de Apoio Técnico (NAT), realizou uma inspeção na ETA II.

A visita técnica, solicitada pelo Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade devido à Ocorrência de Desastres (GPRD), teve como objetivo avaliar os danos e as medidas de mitigação adotadas pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), responsável pelo tratamento de 60% da água que abastece a capital.

Durante a visita técnica, a equipe do NAT verificou as medidas e os reparos que estão sendo feitos para normalizar o tratamento e abastecimento de água.

“Após análise preliminar, o NAT irá elaborar um relatório fotográfico de danos e medidas de mitigação tomadas pelo Saerb, que será encaminhado para o GPRD”, destacou o coordenador-adjunto do NAT, promotor de Justiça Bernardo Fiterman Albano.

Ainda na tarde de ontem, o prefeito Tião Bocalom informou que o governo federal aprovou um projeto no valor de R$ 17 milhões e afirmou que o trabalho realizado hoje será feito com recursos próprios. Ele pediu à população que compreenda a gravidade da situação e expressou esperança de que o impacto seja minimizado.

O diretor do Saerb, Enoque Pereira, garantiu que um paliativo seria implementado para resolver o problema, mencionando a necessidade urgente da liberação do recurso federal garantido pelo Ministério do Brasil, devido a um “histórico de situações semelhantes”.