Brasil alcança 7 medalhas nos Jogos Olímpicos de 2024 e avança em novas competições

Em busca de mais conquistas, o Brasil continua se destacando nas modalidades dos Jogos Olímpicos de 2024. Atualmente, o país já conquistou 7 medalhas, sendo 1 ouro, 3 prata e 3 bronzes, ocupando a 18ª posição no quadro geral de medalhas.

Valdileia Martins garantiu sua vaga na final do salto em altura – Foto: Reprodução

No primeiro dia de competições de atletismo no Stade de France, Valdileia Martins garantiu sua vaga na final do salto em altura dos Jogos de Paris ao ultrapassar a marca de 1,92 metro, igualando o recorde brasileiro de 35 anos. Ela se classificou em 11º lugar entre 32 competidoras e pode participar da final no domingo, 4, dependendo de sua recuperação de uma entorse no tornozelo, para a qual está recebendo tratamento intensivo.

Outros atletas brasileiros ainda competem no salto em altura – Foto: Reprodução

Outros atletas brasileiros também estiveram em ação: José Fernando Santana competiu em três das cinco provas do decatlo, destacando-se nos 100m rasos com seu melhor tempo na carreira, e ocupa a 16ª colocação geral. Ele ainda participará das provas restantes do decatlo neste sábado e domingo. Nas provas femininas dos 100m rasos, Vitória Rosa e Ana Carolina Azevedo não avançaram às semifinais, terminando em 68ª e 35ª posições, respectivamente.

A atleta Jucielen avançou às quartas de final do boxe na categoria peso-pena – Foto: Reprodução

A atleta Jucielen Cerqueira Romeu avançou às quartas de final do boxe na categoria peso-pena (até 57 kg) após vencer a norte-americana Alyssa Mendoza por decisão dos juízes. Ela enfrentará a turca Esra Yildiz Kahraman no domingo, 4 e, se vencer, garantirá uma vaga na semifinal e, pelo menos, a medalha de bronze, pois não há disputa pelo terceiro lugar no boxe.

Na tarde desta sexta-feira, 2, Wanderley de Souza Pereira lutará nas quartas de final da categoria meio-pesado (até 80 kg) contra o ucraniano Oleksandr Khyzhniak, que foi derrotado por Abner Teixeira na final das Olimpíadas de Tóquio (2021).

No sábado, 3, Beatriz Ferreira disputará a semifinal da categoria peso-leve (até 60 kg) contra a irlandesa Kellie Harrington, que venceu Ferreira na final olímpica de Tóquio.

Hugo Calderano perdeu a semifinal do tênis de mesa – Foto: Reprodução

Já o tenista Hugo Calderano perdeu a semifinal do tênis de mesa para o sueco Truls Moregard por 4 a 2. Com a derrota, Calderano, que é o sexto no ranking mundial, disputará a medalha de bronze contra o francês Félix Nebrum no domingo, 4.

Moregard venceu os dois primeiros sets, o primeiro por 12 a 10 após Calderano desperdiçar seis pontos de jogo, e o segundo por 16 a 4. Calderano reagiu ganhando o terceiro set por 11 a 7 e o quinto por 12 a 10, mas perdeu os dois últimos sets por 12 a 10 e 11 a 8. Calderano lamentou a perda das chances e reconheceu a dificuldade em ajustar seu jogo ao estilo de Moregard.