Na sessão plenária desta quarta-feira, 14, na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador João Marcos Luz destacou os avanços das obras de asfaltamento do programa “Asfalta Rio Branco” e as melhorias na infraestrutura. Além disso, o vereador criticou o ex-prefeito Marcus Alexandre por seus recentes comentários sobre as condições das vias na cidade.
“Estamos recebendo muitas mensagens de agradecimento não só pelo projeto que chegou à Baixada, mas também pela qualidade do serviço que está sendo feito em toda a região”, afirmou João Marcos Luz. Ele destacou que, além da Sobral, outras áreas como Calafate, Tancredo Neves, Vila Acre e São Francisco também estão sendo beneficiadas. “Agora, a população começa a ver que o serviço está sendo feito e com qualidade. Isso traz esperança, e é exatamente isso que estamos vendo no cidadão de Rio Branco”.
Em tom crítico, João Marcos Luz questionou as promessas feitas por Marcus Alexandre durante uma entrevista no programa Gazeta Entrevista, transmitido na última terça-feira, 13. Na ocasião, o candidato à prefeitura de Rio Branco apresentou seu plano de governo, incluindo propostas para melhorias no transporte coletivo, educação e abastecimento de água, além de se comprometer a dar continuidade às obras em andamento pela atual prefeitura.
“Ontem, vi o senhor Marcus Alexandre numa entrevista dizendo ao pessoal da Baixada para ficar tranquilo, que, se ele for prefeito, ele vai asfaltar a região. Mas é tarde demais! Nós já estamos fazendo esse trabalho, e não é qualquer serviço; é um serviço duradouro, com recurso público sendo bem investido”, declarou Luz.
O vereador continuou, criticando a postura de Marcus Alexandre em relação à licitação para o transporte público da cidade. “Ele disse que vai fazer licitação, mas onde é que ele está? Será que ele não percebeu que a licitação já está correndo? Em 2014, quando venceu o contrato de 10 anos, no meio da licitação, uma empresa quebrou e ele não fez nada, apenas renovou o contrato de empresas quebradas”.
No decorrer da entrevista, Marcus Alexandre afirmou que, durante seu mandato, cerca de 180 ônibus operavam na capital Rio Branco, enquanto atualmente há apenas 80. “A prefeitura cancelou os contratos anteriores e contratou uma empresa sem licitação, em um contrato emergencial de seis meses que vem se repetindo. A pergunta que fica é: por que a prefeitura não fez uma licitação como manda a lei?”.
João Marcos Luz também relembrou a intervenção feita pela atual gestão no transporte coletivo de Rio Branco. “Em 2021, o prefeito Tião Bocalom teve a coragem de fazer uma intervenção, colocar aqueles empresários no lugar deles e entregar o mínimo para a população. Hoje, o transporte coletivo que está sendo entregue é o mínimo necessário, mas já está acontecendo a licitação que vai melhorar a qualidade do serviço”.
O vereador também anunciou a assinatura do contrato para a liberação de R$ 140 milhões destinados a continuar as obras na cidade, mencionando que isso permitirá a retomada das obras em áreas como Jorge Lavocat, Tancredo Neves, Defesa Civil, Alto Alegre e Montanhês, que haviam sido prejudicadas anteriormente.
“Muita coisa boa está acontecendo na cidade de Rio Branco, e só temos que agradecer à população por estar acompanhando e reconhecendo o trabalho que está sendo feito”, concluiu o vereador.