A primeira etapa da reconstrução da BR-364 será lançada em setembro, com um investimento no valor de R$ 4 milhões. O anúncio foi feito pelo senador Alan Rick na manhã desta quinta-feira, 22, durante o evento do II Fórum de Bioeconomia da Amazônia.
“Estamos falando de um investimento significativo, de 4 milhões de reais por quilômetro, porque não se trata apenas de uma pavimentação. Teremos que realizar uma escavação completa da área degradada, retirar o barro ruim e aplicar uma manta de pedra, utilizando o modelo de ‘macadame hidráulico’, que é o mais adequado para estradas em áreas com solo fraco e chuvas intensas, como na Amazônia,” explicou Ala Rick.
De acordo com o senador, o trecho inicial, de aproximadamente 200 quilômetros entre Sena Madureira e Jurupari, deverá ser concluído até 2026, com a segunda etapa, que se estende até o Rio Liberdade, prevista para término em 2027.
Além das melhorias na infraestrutura rodoviária, Alan Rick destacou os avanços na área de saneamento. Junto com o Ministério Público do Acre e a Associação dos Municípios do Acre (AMAC), o senador está coordenando o desenvolvimento de um projeto de aterro sanitário sustentável para os 22 municípios do estado.
“Esse projeto não é apenas uma necessidade, é uma obrigação. Precisamos garantir que os municípios acreanos cumpram a legislação de resíduos sólidos, mas, acima de tudo, queremos entregar um modelo que sirva de parâmetro para o Brasil. A parceria público-privada será essencial para o sucesso dessa iniciativa,” afirmou Rick.
Ele também enfatizou a necessidade de superar os desafios ambientais do estado, como o tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos, afirmando que “nenhum estado se desenvolve sem resolver seus problemas básicos”.
“Vamos avançar, porque o Acre precisa vencer seus maiores gargalos ambientais. Estamos determinados a fazer isso acontecer,” concluiu.