Bocalom visita obras do viaduto Mamed Bittar e afirma que conclusão está prevista para o 2º semestre de 2025

Na manhã desta segunda-feira, 4, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou as obras do Viaduto Mamed Bittar, localizado próximo à AABB, e falou sobre os benefícios que o projeto trará para a mobilidade urbana da capital acreana.

A obra, que deve ser entregue em julho de 2025, é considerada estratégica para aliviar o trânsito, especialmente durante o horário de pico.

“O grande benefício é as pessoas não ficarem presas aqui no horário de pico. Não tenho dúvida nenhuma de que vai melhorar muito a mobilidade urbana”, declarou o prefeito.

Segundo Bocalom, o projeto, que faz parte de um conjunto de intervenções para melhorar o fluxo de veículos em Rio Branco, precisou de um tempo maior de espera para execução devido à complexidade e dimensão.

“No momento em que soltássemos aqui ia dar problema na frente [nas proximidades do supermercado Araújo Mix]. Foi por isso que também resolvemos construir lá o [elevado] do Araújo Mix”, explicou Bocalom.

No entanto, o prefeito apontou dificuldades no financiamento do projeto, que conta com recursos federais provenientes de emendas do senador Márcio Bittar. Segundo ele, o orçamento previsto está temporariamente bloqueado devido à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que suspendeu a execução de emendas parlamentares de comissão (RP8) e dos valores remanescentes das emendas de relator (RP9).

“Infelizmente, o recurso do RP9 em Brasília está todo travado. O ministro [Dino] mandou travar tudo, apesar de termos o convênio assinado e empenhado, só houve a primeira liberação”, lamentou Tião.

Para impedir a paralisação da obra, a Prefeitura de Rio Branco tem utilizado recursos próprios. Até o momento, aproximadamente R$ 4 milhões foram investidos pela gestão municipal para manter a construção ativa.

“Para que a obra não parasse, estamos gastando recursos próprios. Demos ordem para que a empresa continue trabalhando, e, conforme as faturas forem acontecendo, vamos pagando. Nosso compromisso é continuar essa obra, que não pode parar. É uma obra estratégica para a mobilidade urbana”, reforçou o prefeito.

O prefeito também mencionou que, enquanto a previsão de conclusão do Viaduto Mamed Bittar é para o segundo semestre de 2025, outra obra importante, o Elevado da Dias Martins, deve ser entregue até o final deste ano.

“Estou feliz que nossa prefeitura tem saúde financeira. Estamos provando que, quando cuidamos bem do dinheiro, conseguimos fazer investimentos importantes para a cidade, mesmo sem depender exclusivamente do governo estadual ou federal”, concluiu Bocalom.