O Lar dos Vicentinos, em Rio Branco, responsável por abrigar e cuidar de 41 idosos, lança campanha de arrecadação de fraldas e produtos para idosos.
De acordo com a diretora do Lar dos Vicentinos, Waldenize Rabelo, explica que a campanha de arrecadação de fraldas e produtos é uma tentativa de manter os cuidados necessários para os idosos, em que cerca de 29 residentes utilizam fraldas geriátricas e lenços umedecidos.
“A campanha de arrecadação de fraldas vem para contribuir com o cuidado melhor para com o idoso. Hoje, 29 dos nossos 41 residentes precisam de fraldas, e essas fraldas vinham de uma contrapartida da Unidade de Saúde, que foi cortada não só para nós, mas para toda a comunidade”, explicou Rabelo, ao programa Café com Notícias.
O Lar enfrenta desafios com a suspensão temporária dos convênios que garantiam parte dos insumos necessários para atender aos residentes. A Policlínica Barral y Barral costumava doar fraldas ao lar, enquanto a Prefeitura de Rio Branco contribuía com um repasse mensal de R$ 30 mil, mas ambos os auxílios foram suspensos durante o período eleitoral, com previsão de retorno apenas em 2025.
Com o corte de repasses, a diretoria do Lar dos Vicentinos busca o apoio da população e realiza uma campanha de doações. As fraldas nos tamanhos G e GG podem ser doadas pessoalmente a qualquer hora do dia. O dinheiro recebido pelos idosos do INSS é destinado à compra de medicações, tornando ainda mais essencial o apoio da comunidade para os insumos básicos.
“A contribuição não se restringe somente a esse mês ou semana; a utilização de fraldas é contínua. Então, quem quiser contribuir com a nossa causa, pode entrar em contato pelo telefone 3225-8731 ou por meio do nosso Pix. Estamos abertos de segunda a segunda, 24 horas”, reforça Waldenize.