Durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça-feira, 19, o deputado Edvaldo Magalhães abordou o impacto estratégico da inauguração do Porto de Chancay, no Peru, e a importância da ferrovia interoceânica para o desenvolvimento regional.
O parlamentar destacou que o porto, inaugurado no último sábado, 16, é uma das maiores obras de infraestrutura das Américas, financiada por capital chinês, e reforçou a necessidade de retomar as discussões sobre a ferrovia, vista como fundamental para integrar o Brasil ao Pacífico.
Magalhães relembrou a participação de uma delegação acreana em 1998 em um evento em Lima, onde os então presidentes Lula e Alan García formalizaram um acordo para a construção do porto e da ferrovia. No entanto, lamentou que o projeto tenha perdido força com as mudanças políticas no Brasil, especialmente após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
“A primeira providência das relações internacionais do governo Michel Temer foi recuar da proposta da interoceânica porque não interessava aos americanos”, declarou Magalhães.
Ele também ressaltou o papel estratégico da China em diversificar suas rotas comerciais e destacou que o país asiático já é o maior parceiro comercial do Brasil, superando os Estados Unidos.
O deputado Eduardo Ribeiro também se manifestou, reforçando a relevância da ferrovia interoceânica para o Acre. Ribeiro destacou que a infraestrutura reduziria os custos logísticos, teria menor impacto ambiental em comparação com estradas e seria um divisor de águas para a economia do estado.
“A ferrovia será a chave para o progresso e desenvolvimento do Acre. O impacto econômico e ambiental é muito menor, e os custos de manutenção são mais baixos. Torço muito para que isso aconteça, pois mudará completamente a realidade do nosso estado”, afirmou Ribeiro.