As obras de recuperação estrutural da Passarela Joaquim Macedo, localizada no centro de Rio Branco, teve início nesta quarta-feira, 20. A presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Sula Ximenes, destacou que a equipe de trabalho está instalando uma base reforçada com pedras, que dará suporte a três escavadeiras hidráulicas.
“Essas máquinas, posicionadas estrategicamente ao lado da passarela, funcionarão como ancoragem para o pilar principal da estrutura, utilizando cordas navais de alta resistência”, afirmou Sula.
A equipe de topografia do Deracre tem monitorado diariamente o solo desde que a passarela, situada no coração da capital, sofreu um desmoronamento parcial devido à erosão acelerada das margens do Rio Acre.
As fases preveem a montagem do canteiro de obras e a instalação de estruturas de contenção, como cortinas atirantadas e estacas-prancha metálicas. O reforço da passarela será feito com estacas circulares, sendo 18 estacas cravadas no pilar danificado, com o objetivo de garantir maior estabilidade à estrutura.