Na manhã desta quarta-feira, 19, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cláudio Falcão, atualizaram a população sobre a situação do Rio Acre, que começou a baixar na terça-feira, 18. Apesar da vazante, as autoridades seguem em alerta, pois novas chuvas podem elevar novamente o nível do rio até o início de abril.
Falcão explicou que a redução do nível da água é temporária, já que ainda há um grande volume descendo pela bacia hidrográfica. “Temos vazante em todos os pontos de monitoramento, incluindo o Riozinho do Rola. Essa água ainda passará por Rio Branco e poderá elevar o nível do rio novamente. No entanto, esperamos que ele baixe pelo menos um metro antes disso, o que evitaria ultrapassar a marca crítica de 15,88 metros e, consequentemente, novas remoções de famílias”, afirmou.
Outro fator positivo foi o volume de chuvas registrado entre 17 e 19 de março, que ficou abaixo das previsões, favorecendo a vazante. Mesmo assim, a prefeitura já iniciou a limpeza das áreas desalagadas, mas trabalha com a possibilidade de novas cheias. “Os modelos meteorológicos indicam chuvas abaixo do esperado, o que é uma boa notícia. Porém, seguimos atentos, pois até o começo de abril pode haver um novo pico. No ano passado, por exemplo, o maior nível foi registrado nos dias 1º e 2 de abril. Até lá, o cenário ainda pode mudar”, ressaltou Falcão.
O prefeito Tião Bocalom comemorou a melhora na situação, mas reforçou que a prefeitura continua monitorando o rio. “É um alívio para todos, principalmente para as famílias que precisaram sair de suas casas. Se a vazante continuar, em poucos dias poderemos iniciar a limpeza completa e permitir o retorno dessas pessoas. Ainda há moradores abrigados no Parque de Exposições e em escolas. Agora, torcemos para que as chuvas não sejam intensas nos próximos dias, pois isso dará ao rio espaço para absorver mais água sem novos alagamentos”, destacou.