O vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, de 52 anos, funcionário da empresa VIP, foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (7), após uma tentativa de assalto à Escola Maria Raimundo Balbino, localizada na Rua Tião Natureza, no bairro Palheiral, em Rio Branco.
De acordo com informações da polícia, três criminosos invadiram a escola com o objetivo de roubar a arma do vigilante. Eles pularam o muro da instituição e foram flagrados pelas câmeras de segurança. Ao perceber a movimentação suspeita, Raimundo reagiu, o que resultou em uma troca de tiros.
Durante o confronto, o vigilante foi atingido por disparos e morreu dentro de uma sala da escola. Um dos criminosos, identificado como Leandro Mendes dos Santos, foi baleado no pescoço. Mesmo ferido, ele conseguiu fugir pulando o muro, mas caiu logo em seguida em uma área de mata ao lado da escola. Os outros dois assaltantes conseguiram escapar.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou duas ambulâncias ao local. Ao chegarem, os socorristas constataram que Raimundo já estava sem vida. Leandro recebeu os primeiros atendimentos no local, foi intubado e levado em estado gravíssimo ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
A Polícia Militar isolou a área para os trabalhos da perícia. Após a análise técnica, o corpo do vigilante foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O caso está sendo investigado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será repassado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).