Depois de passar quase um mês internada na UTI do Hospital da Criança, a pequena Maitê Valentina da Costa, de apenas 1 ano e 5 meses, foi transferida para a enfermaria do Into-AC, em Rio Branco. Ela foi extubada no dia 28 de março e está aos poucos deixando os medicamentos sedativos.
Apesar da melhora, os médicos ainda não têm previsão de alta e não é possível saber se Maitê terá sequelas. Segundo a mãe, Maria Luisa, a menina começou a se movimentar mais e está ao lado do pai durante esse momento delicado.
Maitê foi baleada na cabeça no dia 8 de março, durante um ataque criminoso no bairro Santa Inês. De acordo com a família, ela foi atingida por dois tiros: um atravessou a cabeça e o outro ficou alojado no crânio. Uma das linhas de investigação da Polícia Civil aponta que o pai da criança seria o alvo dos criminosos, mas a família nega qualquer envolvimento com atividades ilícitas.
Durante a internação, a bebê foi diagnosticada com pneumonia adquirida no hospital e precisou de medicamentos para ajudar o coração a manter os batimentos regulares. No dia 22 de março, chegou a ser extubada, mas voltou para os aparelhos após dificuldades para respirar.
Diante da situação, a família organizou uma campanha para arrecadar itens essenciais como fraldas, lenços umedecidos e produtos de higiene, fundamentais para os cuidados com a criança.