Na Assembleia Legislativa do Acre nesta quarta-feira (18), o deputado Emerson Jarude (Novo) destacou a negativa da Secretaria de Educação em atender a um pedido de ônibus escolar da escola Maria Chalub Leite. A solicitação, feita em 20 de setembro, visava transportar cerca de 360 alunos e professores para uma visita ao Museu dos Povos Acreanos nos dias 18, 19 e 20 de outubro. A negação foi justificada pela “contenção de gastos”, estabelecida por decreto governamental.
Jarude ressaltou a contradição na gestão dos recursos, mencionando gastos do governo em diárias, aquisição de veículos de luxo e o aumento de cargos comissionados. O deputado contrastou ainda essa postura com a recente contratação, por R$ 120 mil, do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt para proferir duas palestras no estado.
“O Estado alega contenção de gastos ao negar transporte para alunos conhecerem um museu, mas permite despesas como palestras por 120 mil reais. Precisamos evidenciar essas incoerências à população”, enfatizou Jarude.