Lula lamenta morte de Mujica, ex-presidente do Uruguai, e pode alterar agenda para ir ao velório

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, divulgou nota nesta terça-feira (13/5) lamentando a morte do ex-presidente do Uruguai, José Mujica, aos 89 anos. Ele foi lembrado como um defensor da integração entre os países da América do Sul e América Latina.

Segundo o Itamaraty, Mujica teve papel relevante em organismos como o Mercosul, a Unasul e a Celac, e foi reconhecido por sua atuação em favor de uma ordem internacional mais justa e solidária.

Em dezembro de 2024, Mujica recebeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta homenagem concedida pelo Brasil a estrangeiros. A morte foi confirmada pelo atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.

Em abril de 2024, Mujica anunciou que enfrentava um câncer no esôfago e, desde então, estava em cuidados paliativos. Ele governou o Uruguai entre 2010 e 2015.

O presidente Lula, que está em viagem oficial à China e à Rússia, demonstrou interesse em comparecer ao velório, o que pode alterar sua agenda de retorno ao Brasil.