Tentativa de assalto em mercadinho termina com suspeito morto, outro preso e local apedrejado

Uma tentativa de assalto a um mercadinho localizado em Mococa, no interior de São Paulo, terminou de forma trágica na tarde do dia 15 de maio. Dois homens armados invadiram o estabelecimento no bairro José Justi e renderam a esposa do proprietário. Ao perceber a movimentação pelas câmeras de segurança, o dono do comércio reagiu e atirou contra os suspeitos.

Ambos os assaltantes foram baleados. Um deles conseguiu fugir, mas o outro foi socorrido ao Pronto Socorro de Mococa, onde não resistiu aos ferimentos e morreu. Horas depois, o segundo suspeito também deu entrada na unidade médica e acabou preso em flagrante.

No dia seguinte ao crime, familiares do suspeito que morreu retornaram ao mercadinho e atacaram o local com pedras. Durante a retaliação, o carro da irmã do proprietário, que estava estacionado em frente ao comércio, também foi atingido e danificado.

A esposa do comerciante, Ana Carolina da Silva Marcelino, relatou os momentos de tensão vividos após o ocorrido. “A gente não ia voltar a trabalhar, mas de que jeito que a gente não volta? E as contas? E os clientes? Todo mundo desesperado, preocupado com a gente. Eu falei: ‘meu marido, vamos voltar, entregando a mão de Deus que Deus cuida de nós’”, declarou.

Com medo, mas sem condições de manter o comércio fechado, o casal decidiu retomar as atividades. Para amenizar os prejuízos, que incluem três dias de portas fechadas e o conserto do carro da irmã do proprietário, estimados em R$ 70 mil, eles criaram uma vaquinha on-line. Apesar de terem recuperado o dinheiro levado durante o assalto, o casal não conseguiu cobrir todos os custos decorrentes da situação.

A polícia segue investigando o caso. A arma usada pelo comerciante foi apreendida e ele prestou depoimento na delegacia. Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a ocorrência foi registrada na Delegacia Seccional de Casa Branca como roubo, homicídio e tentativa de homicídio.