Arraial Cultural 2025 é lançado oficialmente com promessa de crescimento, inclusão e valorização local

O Governo do Acre lançou oficialmente, nesta quarta-feira, 18 de junho, o Arraial Cultural 2025. A cerimônia foi realizada no Cine Teatro Recreio, localizado no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco. O evento contou com a presença do governador Gladson Cameli, que destacou a relevância da festa para a cultura, a economia e o fortalecimento do sentimento de pertencimento entre os acreanos.

Durante a cerimônia, Cameli afirmou que o Arraial deve superar as edições anteriores. Ele destacou que a festa movimenta diversos setores da economia, como gastronomia, hotelaria e artesanato, além de colocar o Acre em evidência no cenário nacional e até internacional.

O Arraial valoriza nossa cultura, gera empregos e oportunidades. É uma chance de mostrarmos ao Brasil e ao mundo o quanto o povo acreano é criativo, alegre e trabalhador. Com o esforço de equipes do governo, voluntários e artistas, queremos proporcionar um evento ainda melhor que o do ano passado”, declarou o governador.

Cameli também lembrou que este é o primeiro ano em que as quadrilhas juninas foram reconhecidas como comunidade cultural do Acre. Ele reforçou o convite à população para prestigiar a festa. “Será um momento de reencontro entre famílias da capital e do interior, um espaço de união, celebração e valorização das nossas raízes”, afirmou.

Segundo o governador, serão investidos R$ 2,15 milhões de recursos próprios do Estado na realização do Arraial. O valor será destinado ao incentivo de apresentações culturais, apoio às quadrilhas juninas, feira de artesanato e gastronomia, entre outras atividades. Ele destacou ainda que parte desses investimentos é fruto de parcerias com o governo federal.

O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, explicou que o evento contará com apresentações de 15 quadrilhas juninas, inclusive de municípios do interior. As apresentações começarão já no primeiro dia da programação. Ao todo, será distribuído R$ 150 mil em premiações para os grupos participantes.

Além disso, Kinpara informou que toda a arrecadação obtida durante os dias do evento será destinada à APAE de Rio Branco. “Queremos valorizar essa instituição que presta um serviço tão importante à sociedade. O Arraial será voltado para toda a família, com atrações para todas as idades e uma atenção especial à segurança”, explicou.

Durante o lançamento, a presidente da APAE, Maria do Carmo, agradeceu ao governo e convidou o público a participar do Arraial e do bingo solidário promovido pela instituição. O governador também anunciou a doação de um prêmio simbólico: dez galinhas caipiras para o bingo beneficente.

O apoio da população é fundamental. Trabalhamos com crianças, adultos e idosos. Todos saem ganhando com a realização de um evento como esse”, afirmou Maria do Carmo.

Representando a Liga de Quadrilhas Juninas do Acre, o primeiro-secretário da entidade, Cleyber Ribeiro, destacou o apoio do governo na estrutura do evento e nas melhorias das condições para as apresentações. “Estamos na 23ª edição do Arraial Cultural e, este ano, com o suporte direto do Estado, temos mais estrutura, mais visibilidade e mais confiança no futuro das nossas tradições juninas”, afirmou.

O Arraial Cultural 2025 acontecerá entre os dias 24 e 29 de junho, na região da Gameleira, em Rio Branco. A expectativa é que milhares de pessoas participem da programação, que reunirá cultura, diversão e solidariedade em um único espaço.