Economista Gil do Vigor alerta para impactos da guerra: “Brasil vai sentir ainda mais no bolso”

O aumento das tensões entre Irã, Israel e Estados Unidos pode trazer consequências para o mundo inteiro — inclusive para o Brasil. Quem fez esse alerta foi o economista Gil do Vigor, conhecido por sua participação no Big Brother Brasil e por sempre explicar economia de forma simples e direta.

Em um vídeo recente, Gil explicou que quando há guerra ou ameaça de guerra em países produtores de petróleo, o preço do barril tende a subir. Isso acontece porque o medo de faltar petróleo faz o mercado reagir rapidamente. E, quando o petróleo sobe, tudo que depende dele também fica mais caro: gasolina, diesel, gás de cozinha, transporte e até alimentos.

Se o combustível sobe, tudo sobe. Porque tudo é transportado, tudo depende de energia”, disse Gil.

Ele também explicou que, em momentos assim, investidores ficam inseguros e tiram dinheiro de países como o Brasil. Isso faz o dólar ficar mais caro, o que também pode deixar produtos importados mais caros e atrapalhar a economia.

Além disso, o Banco Central pode aumentar os juros para tentar conter essa possível alta de preços, o que torna os financiamentos e os empréstimos mais caros — e dificulta a vida de quem quer comprar uma casa, um carro ou investir no próprio negócio.

Mesmo que o Brasil não esteja diretamente envolvido na guerra, o país sente os reflexos. “O mundo está conectado. O que acontece lá fora mexe com a nossa vida aqui”, explicou Gil.

Até agora, o governo brasileiro acompanha a situação, mas ainda não anunciou nenhuma medida especial. Especialistas recomendam que a população fique atenta às notícias e evite dívidas desnecessárias nesse momento de incerteza.